terça-feira, 26 de abril de 2011

Boards of Canada

Os Boards of Canada são uma dupla de música electrónica escocesa formada pelos irmãos Mike Sandison e Marcus Eoin.




Género e influências musicais

As suas influências musicais inserem-se na ambient music, chillout, minimal, e até mesmo trip-hop, sendo, na esmagadora maioria das vezes, colocada na categoria da idm (intelligent dance music). Em termos artísticos, a sonoridade que caracteriza os Boards of Canada é a reminiscência dos sons analógicos e quentes da década de 70 com inúmeras ligações a temas e detalhes da infância dos dois irmãos, incluindo influências da TV através de publicidade, programas emblemáticos da época e do mundo natural. Aliás, Mike e Marcus mencionaram os documentários da vida natural da National Film Board of Canada como fonte de inspiração, não só para a música como para o nome do grupo do qual é derivado.

História

A infância e a música
O interesse dos irmãos pela música começou na infância, já que, segundo eles, tocavam instrumentos juntos desde os 10 anos de idade.

Os primeiros anos

Os primeiros passos como Boards of Canada foram dados em 1987, quando formaram um grupo artístico com outros amigos chamado de “Hexagon Sun” localizado nas Pentland Hills, uma cordilheira na Escócia. Os membros confirmados deste colectivo são Mike Sandison, Marcus Eoin, o fotógrafo Peter Iain Campbell, Simon Goderich, Mark Garrett, Rachel Stewart, Alan Mackenzie e Andrew Wilson


A música dos Boards of Canada

O som característico dos Boards of Canada é produto da utilização de equipamentos analógicos, da mistura de instrumentação electrónica e convencional, do uso de samples distorcidos, bem como letras de músicas ao vivo e gravadas. A sua música é a mistura de todos estes elementos. Este conjunto de influências e ferramentas dá à sua música um toque quente, emotivo e nostálgico. Isto é ajudado pelo uso de samples de programas de televisão e outros meios de comunicação predominantes na época de 70, época na qual cresceram os irmãos Michael e Marcus.

A impressão mais ambiental e atmosférica é constante nos discos dos Boards of Canada, incluindo nos pequenos fragmentos ou interlúdio que povoam frequentemente os trabalhos do duo. Estes retalhos constituem a maioria dos temas dos Boards of Canada como afirmam: “escrevemos bem mais do que os temas ditos completos e, de uma certa forma preferimos aqueles [os interlúdios]”. Como exemplo temos o álbum “Geogaddi” cujo desenvolvimento alegadamente incluiu a criação de 400 fragmentos de música e 64 temas completos, dos quais 22 foram escolhidos para constarem no disco final.

Influências

As influências estão documentadas através de entrevistas e podem ser resumidas a:
- Joni Mitchell
- The Incredible String Band
- The Beatles
- My Bloody Valentine

Discografia

- 1987: Catalog 3 (Music70). Edição limitada em cassete.
- 1989: Acid Memories (Music70). Edição limitada em cassete.
- 1992: Closes Vol. 1 (Music70). Edição limitada em cassete.
- 1994: Play By Numbers (Music70). Edição limitada em cassete e CD.
- 1994: Hooper Bay (Music70). Edição limitada em 12”.
- 1995: Twoism - (Music70) Edição limitada em cassete e CD.
- 1996: Hi Scores (Skam) LP, CD
- 1998: Aquarius (Skam) EP
- 1998: Music Has the Right to Children (Warp/Skam) (Warp/Skam). CD, 2xLP
- 1999: Peel Session (Warp) EP, CD
- 2000: In a Beautiful Place Out in the Country (Warp/Music70)
- 2002: Geogaddi (Warp/Music70) 3xLP, CD
- 2005: The Campfire Headphase (Warp) 2XLP, CD, iTunes, Bleep
- 2006: Trans Canada Highway (Warp) EP, CD

Curta um pouco...Abaixo uma das songs mais famosas da história de Boards of Canada

Dayvan cowboy

http://www.youtube.com/watch?v=lrBZeWjGjl8

Everything You Do is a Balloon

http://www.youtube.com/watch?v=dQEmaj9C6ko&feature=related



Murilo Pedrosa nº 20

Nenhum comentário:

Postar um comentário