quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Bessie Smith - Blues Britânico


Bessie Smith, nascida em Chattanooga, Tennessee, 15 de abril de 1894 - Clarksdale, Mississippi, 26 de setembro de 1937 foi uma cantora de Blues norte-americana.
Às vezes referida como "A Imperatriz Do Blues", Smith foi a mais popular cantora de blues da década de 1920 e 1930. Ela é frequentemente considerada como uma das maiores cantoras de sua época, e junto com Louis Armstrong, uma grande influência sobre aos vocalistas de jazz posteriores.
Todos os relatos da época indicam que Ma Rainey não ensinou Smith a cantar, mas provavelmente ajudou-lhe a desenvolver sua presença de palco. Smith começou a criar seu próprio show em torno de 1913, no teatro "81" em Atlanta. Por volta de 1920, ela estabeleceu uma reputação na região sul americana e ao longo da costa leste americana.
Smith foi contratada pela Columbia Records em 1923 quando a gravadora decidiu estabelecer uma série "gravações raciais". Ela alcançou um grande sucesso com seu primeiro lançamento, uma mistura de "Gulf Coast Blues" e "Downhearted Blues", no qual sua compositora, Alberta Hunter já havia transformado em um sucesso na Paramount Records. Smith se transformou a atração principal no circuito de teatros negros e se acabou se tornando sua atração mais popular nos anos 1920.
Trabalhando sobre a agenda apertada do teatro durante os meses de inverno e fazendo turnês pelo resto do ano (eventualmente viajando em seu próprio vagão de trem), Smith se transformou na artista negra mais bem paga de sua época. Ela fez cerca de 160 gravações para Columbia, muitas vezes acompanhada pelos melhores músicos de sua época, como Louis Armstrong, James P. Johnson, Joe Smith, Charlie Green, e Fletcher Henderson.

Gabriel Vargas nº10 3ºA

Um comentário: