quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Bessie Smith - Blues Britânico


Bessie Smith, nascida em Chattanooga, Tennessee, 15 de abril de 1894 - Clarksdale, Mississippi, 26 de setembro de 1937 foi uma cantora de Blues norte-americana.
Às vezes referida como "A Imperatriz Do Blues", Smith foi a mais popular cantora de blues da década de 1920 e 1930. Ela é frequentemente considerada como uma das maiores cantoras de sua época, e junto com Louis Armstrong, uma grande influência sobre aos vocalistas de jazz posteriores.
Todos os relatos da época indicam que Ma Rainey não ensinou Smith a cantar, mas provavelmente ajudou-lhe a desenvolver sua presença de palco. Smith começou a criar seu próprio show em torno de 1913, no teatro "81" em Atlanta. Por volta de 1920, ela estabeleceu uma reputação na região sul americana e ao longo da costa leste americana.
Smith foi contratada pela Columbia Records em 1923 quando a gravadora decidiu estabelecer uma série "gravações raciais". Ela alcançou um grande sucesso com seu primeiro lançamento, uma mistura de "Gulf Coast Blues" e "Downhearted Blues", no qual sua compositora, Alberta Hunter já havia transformado em um sucesso na Paramount Records. Smith se transformou a atração principal no circuito de teatros negros e se acabou se tornando sua atração mais popular nos anos 1920.
Trabalhando sobre a agenda apertada do teatro durante os meses de inverno e fazendo turnês pelo resto do ano (eventualmente viajando em seu próprio vagão de trem), Smith se transformou na artista negra mais bem paga de sua época. Ela fez cerca de 160 gravações para Columbia, muitas vezes acompanhada pelos melhores músicos de sua época, como Louis Armstrong, James P. Johnson, Joe Smith, Charlie Green, e Fletcher Henderson.

Gabriel Vargas nº10 3ºA

Alberta Hunter - Blues



Nascida em Memphis, Tennessee, Estados Unidos, no dia 1º de abril de 1895, Alberta Hunter, após a morte de sua mãe, desistiu da carreira de cantora e atriz no auge do sucesso, para trabalhar como enfermeira por um período que durou vinte anos, retomando o seu estrelato apenas em 1977, aos 82 anos de idade, permanecendo nos palcos até sua morte em 1984.
Cantou profissionalmente desde os doze anos de idade, trabalhando logo no início com grandes músicos da época como Sidney Bechet e Louis Armstrong, tornando-se a primeira cantora negra a gravar com uma banda de brancos.
Foi Alberta Hunter quem compôs o primeiro sucesso da “Imperatriz do Blues”, Bessie Smith, “Downhearted Blues” (1923), e a substituiu na comédia musical da Broadway, “How Come?” (1923).
Passou os anos 30 na Europa cantando e atuando, inclusive em Show Boat (1928) em Londres.
No final dos anos 30 e começo dos 40, cantou nos nightclubs de New York City e era presença constante no show da rádio NBC.
Durante a Segunda Guerra Mundial, entreteve tropas e participou efetivamente deste tipo de campanha.
Entre suas últimas composições estão os blues “I Want a Two-Fisted”, “Double Jointed” e “Rough and Ready Man”.





Gabriel Vargas nº 10 - 3ºA

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Blues Antigo - Pink Anderson



Pink Anderson (12 de Fevereiro de 1900 - 12 de Outubro de 1974) foi um cantor e guitarrista de blues, nascido em 12 de Fevereiro de 1900 em Lawrence, Carolina do Sul. Em 1914 juntou-se a Dr. Kerr da “Indian Remedy Company” para entreteter as multidões (cantando, dancando e contando anedotas) enquanto Kerr tentava vender uma mistura com qualidades medicinais.

Em 1916, Anderson conhece Simmie Dooley em Spartanburg, com quem aprendeu a cantar o “blues”. Quando Anderson não viajava com Dr. Kerr, ele e Dooley tocavam em pequenos ajuntamentos em Spartanburg e arredores.

Após o afastamento de Dr. Kerr em 1945, Anderson ficou-se por Spartanburg afinando o seu talento musical com a guitarra e harmónica. Problemas de coração forçaram Anderson a retirar-se em 1957.

Anderson gravou algumas músicas nos anos 60 e entrou em 1963 no filme The Bluesmen.


Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=mXdkUahBoSI

Mariana Kairalla 3ºA

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Robert Johnson - Blues Antigos


Robert Johnson




Robert Leroy Johnson (8 de maio, 1911 16 de agosto, 1938) foi um cantor e guitarrista norte-americano de blues. Johnson é um dos músicos mais influentes do Mississippi Delta Blues e é uma importante referência para a padronização do consagrado formato dedoze compassos para o blues. Influenciou grandes artistas durante anos como Muddy Waters, Led Zeppelin, Bob Dylan, The Rolling Stones, Johnny Winter, Jeff Beck, e Eric Clapton, que considerava Johnson "o mais importante cantor de blues que já viveu". Por suas inovações, músicas e habilidade com a guitarra ficou em quinto lugar no ranking dos 100 melhores guitarristas de todos os tempos da revista Rolling Stone.


Vida

Johnson nasceu em Hazlehurst, Mississippi. Sua data de nascimento oficialmente aceita (1911) provavelmente está errada. Registros existentes (documentos escolares, certidões de casamento e certidão de óbito) sugerem diferentes datas entre 1909 e 1912, embora nenhum contenha a data de 1911.

Robert Johnson gravou apenas 29 músicas em um total de 40 faixas, em duas sessões de gravação em San Antonio, Texas, em Novembro de 1936 e em Dallas, Texas, em Junho de 1937. Treze músicas foram gravadas duas vezes. Suas músicas continuam sendo interpretadas e adaptadas por diversos artistas e bandas, como Led Zeppelin, Eric Clapton, The Rolling Stones, The Blues Brothers, Red Hot Chili Peppers e The White Stripes.



Influência

Johnson é freqüentemente citado como "o maior cantor de blues de todos os tempos", ou mesmo como o mais importante músico do Século XX, mas muitos ouvintes se desapontam ao conhecer o seu trabalho, pois o estilo peculiar do Delta Blues e o padrão técnico das gravações de sua época estão muito distantes dos padrões estéticos e técnicos atuais.

Embora Johnson certamente não tenha inventado o blues (há rumores de que foi Charley Patton a primeira estrela do delta blues), que já vinha sendo gravado 15 anos antes de suas gravações, seu trabalho modificou o estilo de execução, empregando mais técnica, riffs mais elaborados e maior ênfase no uso das cordas graves para criar um ritmo regular. Suas principais influências foram Son House, Leroy Carr, Kokomo Arnold, Charley Patton, e Peetie Wheatstraw. Johnson tocou com o jovem Howlin' Wolf e Sonny Boy Williamson (que afirma ter estado presente no dia do envenenamento de Johnson e ter alertado Johnson sobre a garrafa de whisky). Johnson influenciou Elmore James eMuddy Waters, e o blues elétrico de Chicago na década de 1950 foi criado em torno do estilo de Johnson. Há uma linha direta de influência entre a obra de Johnson e o Rock and roll que se tornaria popular no pós-guerra.

Anos após sua morte, o grupo de admiradores de Johnson cresceu e inclui astros do rock como Keith Richards e Eric Clapton.

Em 1999 os The White Stripes lançaram no seu álbum de estréia homônimo uma canção de Johnson; Stop Breaking Down.


Vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=O8hqGu-leFc

Comentário:
Pelas fotos e vídeos,mostra que ele foi um dos músicos mais influentes do blues.Ele é considerado um dos cantores de blues mais importante do século XX.Embora não tenha sido ele que começou com o Blues,o famoso Eric Clapton considera ele o "inventor" do blues.


Allan
Nº:1
3º A




Howlin' Wolf

Chester Arthur Burnett , mais conhecido como Howlin' Wolf nasceu em White Station, perto de West Point no Mississippi em 10 de junho de 1910. Quando jovem tinha o apelido de Pé Grande (Big Foot) devido ao seu enorme tamanho.
Durante a difícil infância ele apanhou muito. Sua mãe, muito religiosa, o jogou pra fora de casa por se recusar a trabalhar na fazenda quando ainda era apenas uma criança. Quando tinha 13 anos ele andou 75 milhas a pé para encontrar seu pai, onde finalmente encontrou um lar feliz. No auge do sucesso ele retornou de Chicago para sua cidade a fim de reencontrar sua mãe, mas ela recusou qualquer dinheiro ou ajuda dele, alegando que ele tocava "música do diabo".
Trabalhou no campo durante a década de 30, vindo a servir no exército americano na Segunda Guerra.
Wolf aprendeu a tocar guitarra com Charley Patton e Sonny Boy Williamson (Rice Miller) o ensinou a tocar gaita. Suas primeiras gravações são de 1951, quando assinou simultaneamente com Leonard Chess, daChess Records e com os irmãos Bihari da Modern Records. A Chess lançou o disco "How Many Years" em agosto de 1951 e ele gravou pela Modern entre o fim de 51 e o início de 52. Posteriormente a Chess iria a vencer a guerra pelo cantor e Wolf viria a se estabelecer em Chicago, Illinois. Começou então a tocar com Hubert Sumlin (na foto, ao lado de Wolf), guitarrista que com seus solos viria a completar a voz forte de Wolf.
No meio dos anos 50 ele lançou as músicas "Evil" e "Smokestack Lightinin". Ambas viraram hits clássicos do blues / R&B.
Wolf lançou em 1962 o álbum "Howlin' Wolf", um dos mais famosos e influentes álbuns de blues já lançados, conhecido pela ilustração na capa, de um violão encostado numa cadeira de balanço. Em 1965 ele apareceu num programa de tv chamado Shindig junto com os Roling Stones.
Em 1971, Wolf e seu guitarrista de longa data Hubert viajaram a Londres para gravar o álbum "Howlin' Wolf London Sessions LP". Vários artistas de blues/rock britânicos da época tocaram ao lado de Wolf nesse álbum, como Eric Clapton, Ian Stewart, Bill Wyman e Charlie Watts. Ele gravou seu último álbum pela Chess Records em 1973, chamado "The Back Door Wolf".
Ao contrário de muitos outros artistas de blues da época, depois de passar uma infância pobre e iniciar na carreira musical, Wolf sempre foi bem sucedido financeiramente. Ele dizia que era o único homem que foi do Delta pra Chicago dirigindo seu próprio carro e com quatro mil dólares no bolso.
No alto de seus 1,98 m e 130 Kg, ficou marcado como uma das mais graves e memoráveis vozes entre todos os clássicos cantores de blues da década de 50. Howlin' Wolf, Sonny Boy Williamson, Little Walter e Muddy Waters freqüentemente são apontados como os maiores artistas de bluesque gravaram pela Chess Records em Chicago. Em 2004 a revista Roling Stone colocou Wolf em 51º lugar na sua lista dos "100 Maiores Artistas de Todos os Tempos".
Ele morreu em 10 de janeiro de 1976 e foi enterrado no Oak Ridge Cemetery, em Hillside, Cook County, Illinois e em sua lápide tem a imagem de um violão e de uma harmônica.


Discografia

1966: Big City Blues, United
1966: The Real Folk Blues (gravado entre 1956-65), Chess
1967: (com Hubert Sumlin, Otis Spann, Willie Dixon e outros) More Real Folk Blues (gravado entre 1953-57), Chess
1971: The London Howlin' Wolf Sessions (acompanhado de Eric Clapton, Steve Winwood e The Rolling Stones), Chess
1971: Message to the Young, Chess
1973: The Back Door Wolf, Chess
1977: Change My Way, Chess
1987: Moanin' in the Moonlight (gravado entre 1951-59), Chess
1989: Cadillac Daddy: Memphis Recordings, 1952, Rounder
Chicago: 26 Golden Years, Chess
His Greatest Sides, Vol. 1, Chess
Howlin' Wolf: Moanin' in the Moonlight, Chess
Live and Cookin' at Alice's Restaurant, Chess
Evil, Chess
Howlin' Wolf: Chess Blues Masters, Chess
The Legendary Sun Performers: Howlin' Wolf, Charly
I'm the Wolf, Vogue
This Is Howlin' Wolf's New Album, Cadet C.
From Early til Late, Blue Night
Going Back Home, Syndicate Chapter.
Heart Like Railroad Steel: Rare and Unreleased Recordings, Vol. 1, Blues Ball.
Can't Put Me Out: Rare and Unreleased Recordings, Vol. 2, Blues Ball.
Ridin' in the Moonlight, Ace.
Howlin' Wolf & Funny Papa Smith, Yazoo, (com Funny Papa Smith)



Rodrigo Maques Coelho N°22 3°A

Blues - Ma Rainey



Gertrude Malissa Nix Pridgett Rainey, mais conhecida como Ma Rainey (Setembro de 188222 de Dezembro de 1939), é uma das mais antigas cantoras profissionais de Blues e foi uma das primeiras da sua geração a gravar a música que cantava.

É apelida de de "The Mother of the Blues" ("A Mãe dos Blues"). O seu trabalho teve uma grande importância na popularização do Blues e foi uma grande influência para as cantoras de Blues mais novas, como Bessie Smith.





http://www.youtube.com/watch?v=A-mRHNAeJXE



Algumas Músicas de Ma Rainey